Notícias | 09 de dezembro de 2010 01:37

A magistratura sobe ao palco

No final de novembro, o plenário do 1º Tribunal do Júri da capital abriu suas portas para a leitura da peça teatral “Os Físicos” (1962), de autoria do dramaturgo suíço Friedrich Dürrenmatt. O espetáculo apresentado por oito magistrados do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) inaugurou os trabalhos do mais novo espaço carioca dedicado à cultura, o Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ), no antigo prédio do ex-Tribunal de Alçada Criminal. Após obras de reforma e restauro, o projeto cultural criado pelo presidente do TJ-RJ, desembargador Luiz Zveiter, está aberto à população.

O evento, inédito, reuniu cerca de 200 pessoas na noite de estreia para assistir ao elenco foi formado pelos magistrados Ana Maria Oliveira, André Gustavo Andrade, Andréa Pachá, Cláudio Dell`Orto, Cristina Gaulia, Elizabeth Louro, Geraldo Prado e Wagner Cinelli.

A obra de Friedrich Durrenamatt trata dos avanços da ciência, em particular da física nuclear, no contexto histórico-político da Guerra Fria, mais especificamente, durante o conflito entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética relacionado ao possível uso de uma bomba atômica. Na peça, que se passa em um hospício, o dramaturgo expõe uma situação em que o personagem principal tenta esconder suas descobertas físicas para o bem da própria humanidade. A tradução é de João Marchner e a direção e adaptação de Silvia Monte.

Veja a reportagem completa na revista Fórum 27.