Notícias | 09 de agosto de 2012 14:13

1º Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos será lançado amanhã

A Amaerj vai lançar, nesta sexta-feira (10), às 10h30, o 1º Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos. O prêmio é uma homenagem da Associação à juíza Patrícia Acioli,  que era titular da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo. Segundo o presidente da Associação, Cláudio dell’Orto, o objetivo é vincular o nome da juíza à questão da segurança dos magistrados no Estado e mostrar ao TJ-RJ a necessidade de um trabalho preventivo. O Prêmio contará com duas categorias: Monografias e Práticas Humanistas. O lançamento será realizado no auditório Nelson Ribeiro Alves, da Emerj, que fica na Av. Erasmo Braga, 115 – 4º andar. O evento terá transmissão ao vivo pelo site da Amaerj e pelo http://aovivorj.com.br/amaerj/.

Os trabalhos serão analisados por uma banca formada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ex-presidente da Amaerj, Luis Felipe Salomão, pelo desembargador Luiz Felipe Francisco, da 8ª Câmara Cível do TJ-RJ, pela juíza Denise Appolinária dos Reis Oliveira, da 1ª Vara Cível de Alcântara e diretora de Direitos Humanos da Amaerj, e pelo advogado Técio Lins e Silva. Toda a sociedade brasileira poderá participar. Os ganhadores serão conhecidos no evento de premiação, que será realizado no dia 3 de dezembro, às 18 horas, na sede da Associação. O vencedor de cada categoria ganhará uma passagem aérea, de ida e volta, para Milão, na Itália.

Monografias

Os trabalhos devem abordar temáticas que envolvem os direitos humanos e conter no máximo 80 páginas. Não é exigido o ineditismo. O material deverá ser apresentados em quatro vias. Os concorrentes devem utilizar exclusivamente pseudônimos nas capas das monografias e não poderá haver qualquer texto de dedicatória ou agradecimento.

Práticas Humanistas

Os concorrentes podem inscrever qualquer prática que signifique prestígio e valorização da dignidade humana. A descrição também deverá ser apresentada em quatro vias. As regras referentes ao conteúdo, volume e sigilo dos trabalhos são as mesmas. Os concorrentes deverão utilizar exclusivamente pseudônimos nas capas das monografias e não poderá haver qualquer texto de dedicatória ou agradecimento.

Regras gerais

Os trabalhos deverão ser impressos utilizando fonte Arial 12, exceto para notas de rodapé ou citações, que deverão utilizar a fonte Arial 10. As margens para o texto corrido serão: superior, 3cm; inferior, 2cm; direita, 2cm; esquerda, 3cm; para citações especiais, 6 cm da margem esquerda; entrada dos parágrafos: 3cm e entrelinhas 1,5. Os textos deverão ser entregues em quatro envelopes opacos lacrados, acompanhados de outro envelope opaco lacrado contendo em seu interior nome do concorrente, endereço, telefones e e-mails de contato e o pseudônimo utilizado. No exterior dos envelopes não poderá haver qualquer indicação do nome ou do pseudônimo do concorrente.

Os envelopes com os dados identificadores do concorrente permanecerão na secretaria da Amaerj e os envelopes serão imediatamente encaminhados aos examinadores que permanecerão com os trabalhos até a data da divulgação dos resultados.

Serão atribuídas notas entre 0 e 10 e em caso de empate nas notas apuradas, será considerado vencedor o concorrente mais idoso. Os examinadores poderão, na categoria de Práticas Humanistas, ir ao local do trabalho descrito. Os trabalhos deverão ser entregues na Secretaria da Amaerj até o dia 5 de novembro, às 18 horas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj