Notícias | 25 de janeiro de 2011 17:10

“Por dentro do Palácio”: horário extra para novo encontro com Ruy Barbosa no TJ

Devido ao grande sucesso do projeto “Por dentro do Palácio”, o Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ-Rio), do Tribunal de Justiça, resolveu oferecer um horário extra para as próximas visitas públicas, agendadas para esta quarta-feira, dia 26, e para 02 de fevereiro. As visitas teatralizadas continuarão acontecendo tendo como guia o ilustre Ruy Barbosa, sendo o primeiro horário às 16h e o segundo, às 18h, lembrando sempre que o número total de participantes, por visita, é de 30. O personagem está sendo interpretado pelo ator Eduardo Diaz. A idéia do programa é mostrar de forma descontraída um pouco da História da Justiça. As inscrições podem ser feitas meia hora antes do evento, na Rua Dom Manuel, 29, térreo, no Centro.

Visitação


A visita tem a duração de 50 minutos e começa pela fachada principal do pórtico de entrada do prédio, com o notável Ruy Barbosa se apresentando e contextualizando um pouco o Rio antigo e a área no entorno do edifício. O Palácio está inserido no núcleo urbano da Praça XV, próximo ao local onde existiu o Morro do Castelo e também a Praia de Dom Manuel, que por mais de dois séculos foi a porta de entrada da cidade.

Os visitantes têm, na ocasião, a oportunidade de conhecer vários locais nobres do Palácio, entre eles, o Salão dos Passos Perdidos; o Salão Histórico do Primeiro Tribunal do Júri; o Tribunal Pleno; a Câmara Isolada; os Salões dos Espelhos e o Nobre. Todo o roteiro é apresentado dentro da visão histórica de Ruy Barbosa.


O “Por dentro do Palácio” é uma idealização da diretora do CCPJ-Rio Sílvia Monte e os figurinos são uma criação de Daniela Garcia Christino. A caracterização é de Vavá Torres e o texto, baseado nos discursos e frases do grande Ruy Barbosa, é do diretor Rafael Ribeiro.

Mais informações, no site www.tjrj.jus.br (Institucional/Centro Cultural-CCPJ-Rio) ou ainda pelos telefones 3133-3366/3368.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro